Infraestruturas de Portugal e Município da Maia estabelecem acordo de gestão para a EN14

Investimentos
Rodovia
Segurança
  • Maia
  • EN14
  • EN14
  • Maia
  • EN14

Pretende-se desenvolver soluções que melhorem a mobilidade, a capacidade e a fluidez do trânsito no troço urbano da EN14.

A assinatura do acordo de gestão decorreu esta tarde, na Câmara Municipal da Maia, e foi subscrito pelo presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal (IP), Miguel Cruz, e pelo presidente da autarquia, António Silva Tiago. O evento contou com a presença do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.

O acordo resulta da necessidade identificada pelas duas entidades de aprofundar a cooperação na resolução dos constrangimentos associados ao atravessamento urbano da EN14, em particular entre os quilómetros 5,9 e 7,4. Neste âmbito, caberá ao Município promover o desenvolvimento do projeto de execução, enquanto a IP garantirá apoio técnico, colaboração no estudo das soluções, e acompanhamento de todo o processo.

A EN14 é uma via estruturante que liga Porto a Braga, atravessando o centro urbano da Maia, e que assegura os acessos à A41 e à Zona Industrial Maia I. A construção da Variante à EN14, recentemente concluída pela IP no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, veio potenciar a utilização desta estrada, aumentando a pressão sobre o troço urbano que atravessa a cidade.

Com este novo enquadramento, IP e a Edilidade decidiram avançar para um trabalho conjunto de estudo e definição das soluções técnicas mais adequadas, de forma a reforçar a mobilidade e melhorar as condições de acessibilidade rodoviária na zona urbana da Maia.